Infecção Urinária – Tratamento, Causas, Sintomas 2024
Causas, Sintomas e Tratamento de Infecção Urinária
A infecção urinária é um mal que acomete principalmente as mulheres, mas que também pode atingir homens e não importa a idade. É uma doença que incomoda muita gente e muitas pessoas se perguntam qual o melhor tratamento, quais são as causas para essa doença em como identificar quais são os sintomas reais da doença. E se você suspeita que está com a doença mas gostaria de ter um pouco mais de informações antes de buscar um tratamento, você veio ao lugar certo. Hoje iremos falar um pouco mais desta doença que atinge mais mulheres e homens em todo o país do que se possa imaginar.
Primeiro vamos a uma simples definição da doença. A infecção do trato urinário, ITU, é uma doença causada por uma infecção de uma bactéria, que pode se alojar em qualquer parte do seu trato urinário, o que torna a doença tão comum. A doença é mais comum em mulheres, por estas terem a uretra curta, o que faz com que a tal bactéria chegue mais rapidamente à bexiga, que é onde a doença se torna mais desagradável. Nos homens, a doença é menos comum, justamente por sua uretra ser mais longa. A tal bactéria que ataca pela uretra é a conhecida Escherichia Coli, que geralmente é benéfica quando está no intestino, mas que pode ser um grande problema para o trato urinário e podem fazer com que o paciente sofra fortes dores ao urinar. Existem dois tipos de infecção urinária. A mais comum é a cistite, que é a infecção da bexiga e o outro é a pielonefrite, que é a infecção renal, mais grave e de tratamento mais difícil e mais caro.
Os sintomas de infecção urinária são dor e ardência ao urinar, fazendo com que o paciente urine frequentemente e em baixa quantidade. A doença, em alguns casos, ainda pode causar dor na pélvis e causar uma febre baixa ou até mesmo causar o aparecimento de sangue na urina. Já no segundo tipo da doença, os sintomas são dor nas costas, perto dos rins, febre alta, calafrios e náusea. O tratamento mais indicado para cada tipo de paciente só pode ser indicado por um médico. Só ele pode indicar o medicamento e a duração do tratamento com exatidão e geralmente o tratamento segue por algum tempo, mesmo após o fim dos sintomas. Já a prevenção da infecção urinária pode ser feita seguindo hábitos de higiene pessoal muito simples.
Para as meninas, é sempre importante ensinar a fazer a limpeza de frente para trás, quando usarem o banheiro. Nunca o contrário. Isso pode transportar bactérias do ânus para a uretra. Lavar as mãos sempre que usar o banheiro é sempre importante. A limpeza de frente para trás, no banho, também é muito importante. Quando menstruada, as mulheres devem sempre trocar o absorvente várias vezes ao dia. O sangue menstrual é um excelente campo de proliferação de bactérias. Deve se beber bastante água. Dois litros por dia, pelo menos. Nunca se deve prender a urina, também. O correto é urinar a cada duas ou três horas. Se a mulher já sofre do ITU, antes e depois de fazer sexo, deve se beber bastante água para que a bexiga seja esvaziada imediatamente, expelindo as bactérias da uretra.