Gravidez de Gêmeos – Cuidados, Gestação 2024
Dicas de Gestação e Cuidados de uma Gravidez de Gêmeos
Uma gravidez sempre é uma dádiva, mas é uma surpresa quando a mulher descobre que está grávida de gêmeos. Assim como qualquer gravidez, a de gêmeos merece o mesmo cuidado que uma gravidez de um único feto, é claro se a mulher não tem nenhum problema de saúde.
No caso de uma gravidez de gêmeos, a diferença é que pode haver maiores os números de consulta de pré-natal e também de exames solicitados já que se trata de uma gestação atípica (não tão comum) e que pode ser uma gravidez de risco, dependo do tipo de mulher. No caso da gravidez de gêmeos serem originárias de um tratamento de fertilidade (o que acontece com frequência) os cuidados são maiores, pois podem ter risco de aborto. Geralmente as consultas médicas são a cada quatro semanas, mas com uma gravidez de gêmeos, as consultas podem ser a cada duas semanas. No caso de gêmeos idênticos no qual apenas há apenas uma placenta, a gravidez neste caso será com maiores cuidados. Essa gravidez de gêmeos idênticos apresenta certas dificuldades como a chamada síndrome da transfusão fetal, quando um dos fetos recebe mais sangue que o outro. Outras complicações desse tipo de gravidez é o problema da pressão arterial, assim como diabetes ou até a pré-eclâmpsia assim como problemas comuns em qualquer gravidez como a anemia. No último trimestre de gravidez, ou seja, por volta dos 6° ou 7° mês as ultrassons são mais frequentes e o acompanhamento médico também.
Outro cuidado com a gravidez de gêmeos é a possibilidade do parto prematuro, por isso, as grávidas devem desde cedo se preparar para essa possibilidade. No caso de gêmeos idênticos que compartilham a mesma placenta, uma gravidez destes gêmeos vai até a 34° semana ou até a 37° semana. No caso de gêmeos fraternos, pode chegar até a 37° semana. A gravidez não segue mais tardia, já que pode haver problemas placentários. Por isso, se estiver grávida de gêmeos, tenha o cuidado maior nessa gravidez, mas sem neuras.