Passo a passo para escolher o biquíni ideal 2025
Se atentar ao formato do próprio corpo e às características das peças pode ajudar a encontrar o modelo ideal

O verão acabou, mas no país tropical o calor segue presente. Para os dias ensolarados ou para viagens aos destinos turísticos que mantêm temperaturas mais altas, é sempre bom ter um bom biquíni à disposição. Entretanto, escolher o modelo ideal nem sempre é tarefa fácil.
Isso porque o setor de moda praia é marcado por uma infinidade de opções, modelagens, tecidos e estampas diferentes, que acabam deixando muitas pessoas indecisas na hora da escolha. E, quando o intuito é comprar biquíni online, onde não há a oportunidade de experimentá-lo, as dúvidas podem ser ainda maiores.
Mas, segundo especialistas, há dicas que podem ajudar a encontrar o modelo perfeito para o tipo de corpo e estilo pessoal. Ter atenção às próprias características, como tamanho dos seios, largura do quadril e formato do busto, ajuda a encontrar a peça que traga mais conforto e segurança para aproveitar os dias de praia ou piscina.
Conheça o seu tipo de corpo
Em seu canal no Youtube, a consultora de imagem e estilo Leticia Cecato explica que o biquíni ideal é aquele que faz com que a mulher se sinta confortável e segura, funcionando como um atributo para o ganho da autoestima. Para isso, é importante considerar alguns aspectos durante a escolha da peça.
O primeiro deles é conhecer o próprio tipo de corpo. Cada pessoa é única, e o que funciona bem para uma pode não ser a melhor opção para outra. Por isso, a dica é identificar características, como o formato do busto, o tamanho dos seios e a largura do quadril e da cintura, para encontrar um modelo que valorize o seu tipo de corpo.
Entenda sobre os modelos de biquíni
Assim como conhecer o tipo de corpo, também é importante entender mais sobre os modelos de biquínis disponíveis no mercado. Em entrevista à imprensa, a personal stylist Suelen Arrigo explica que o setor de moda praia apresenta diferentes modelos e que cada um deles pode favorecer os diferentes biotipos.
Mulheres com seios maiores costumam encontrar nos modelos meia-taça e naqueles com alças mais largas a sustentação necessária para garantir mais conforto nas praias e piscinas. Além disso, a especialista aponta que investir em peças com alças que fecham nas costas é mais interessante do que optar por aquelas que possuem fecho no pescoço.
Já as mulheres com seios menores podem experimentar modelos de biquínis com babados, franzidos, estampas e detalhes para dar mais volume e destacar o busto. Leticia Cecato explica que biquínis com aros evidenciam essa parte do corpo, sendo uma boa opção para mulheres com esse biotipo.
Já para mulheres com quadris largos, as opções com laterais mais largas ou detalhes como biquíni de cintura alta ajudam a alongar a silhueta. Para aquelas com quadris estreitos, modelos mais cavados ou com amarrações laterais podem adicionar volume e criar curvas.
Leticia informa que também é importante pensar nas estampas. Padronagens maiores e mais largas podem causar a impressão de maior volume. Dessa forma, mulheres que se sentem inseguras com o tamanho do culote, por exemplo, devem optar por biquínis com estampas menores, para não dar ainda mais evidência à região.
Peças com regulagens são mais versáteis
Para quem vai comprar biquínis pela internet, outra dica pode ajudar: optar por modelos com tiras ajustáveis. Essas peças permitem que a pessoa ajuste o biquíni ao corpo com mais precisão, garantindo que o biquíni se adapte ao formato do corpo.