O que é escoliose

Tudo sobre o que é o problema de escoliose

escoliose

Com certeza quem tem problema de coluna ou tem alguém próximo com este problema já deve ter ouvido falar em escoliose. Esta é uma doença que acomete a coluna e provoca um encurvamento dela que faz este movimento do meio e para os lados.

Existem várias causas para um indivíduo desenvolver a escoliose, como por exemplo, um problema congênito (ou seja, de nascença) que decorre de uma má formação dos ossos da coluna vertebral ou também da fusão dos ossos da costela durante o desenvolvimento do feto; outra causa é também outro tipo de escoliose, a muscular que é causada por uma fraqueza muscular ou de alguém que tem controle precário dos músculos que é decorrente de alguma doença paralisante como a paralisia cerebral, distrofia muscular, pólio, entre outras. E tem ainda a escoliose idiopática, que não tem uma causa conhecida e que acomete principalmente adolescente.

Mas, dá para desconfiar de um diagnóstico de escoliose por alguns sintomas que a pessoa pode sentir e visualizar em seu corpo como uma musculatura desigual na região da coluna (nas costas), distância desigual entre braços e corpo, diferentes alturas de ombros entre outras características físicas perceptíveis e que devem ser analisadas por um médico, em especial um ortopedista.

Mas, para ter certeza do diagnóstico de escoliose o médico passa alguns exames que detectam a escoliose como um teste de curvatura da coluna que é um exame físico realizado em consultório; um simples raio X e em casos em que o médico achar necessário, exame neurológico para ver o nível de sensibilidade da musculatura da região. O nome dos exames são exame com escoliômetro (dispositivo que mede a curvatura da coluna), raio x da coluna vertebral (frontal e lateral) e ressonância magnética (quando o médico percebe alguma alteração neurológica do paciente). Mas, tendo dúvida sempre procure a orientação e a ajuda de um médico e inicie, se for o caso, o tratamento o quanto antes.

Veja Mais:  Jovem Aprendiz Correios 2018

Mais Dicas Femininas 2018

Veja Mais:  Farmácia Popular - Cadastro, Preços


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *