Separação no Casamento – Como explicar para os filhos

Dicas de como explicar para os filhos uma separação no casamento

separacao-casamento

Separação é algo que é frequente atualmente e não é um assunto tão tabu como em décadas passadas. Mas, o único ponto ainda complicado de se discutir é como lidar separação no casamento e como explicar a situação para os filhos. Uma tarefa difícil de lidar ainda mais quando envolve crianças e como elas reagirão à nova situação de vida dos pais.

Muitos divórcios podem ser traumatizantes para a criança, pois antes do mesmo do divórcio acontecer, os pais geralmente brigam, discutem muito na frente das crianças o que pode deixá-la traumatizada ou não entender o que está acontecendo. Para muitos pais a dificuldade é contar que o pai e mãe não querem ficar mais juntos. O como fazer esse comunicado a criança é explicar bem o que está acontecendo e a decisão tomada pelos pais. Essa explicação para os filhos vai variar de acordo com a idade da criança, o que pode ser mais simples, se os filhos do casal já são adolescentes e ou adultos. È bom para o casal, independente da idade dos filhos, deixar as brigas de lado, pois havendo filhos, terão que conviver mesmo após a separação. Uma boa relação vai ser benéfica principalmente entre as crianças.

É importante enfatizar que não deve se esconder nada dos filhos sobre a separação no casamento, para o casal não ter problemas futuros no relacionamento dos filhos. Mas, se o casal ainda não separou pensar bem sobre essa tomada de decisão, já que o divórcio afeta não só o casal como os filhos envolvidos.

Outra forma de como lidar com a separação no casamento em relação aos filhos é fazer com que a criança possa conviver com ambas as famílias do lado do pai e da mãe e não mudar da maneira possível a rotina da criança. Para cada idade há uma forma de tratar, sendo menos traumatizante a separação para os bebês recém nascido e até 1 ano de idade. A fase mais complicada é entre o 1 ano a 3 anos quando a criança se apega mais aos pais.

O melhor caminho mesmo de lidar com a separação no casamento quando envolve crianças é sempre uma boa conversa e tentar evitar brigas pelo menos na presença das crianças.

Mais Dicas Femininas 2018



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *