Dieta da USP – Como fazer, emagrece? 2024
Como fazer a dieta da USP e se realmente emagrece
Para quem está de dieta deve conhecer as diversas dietas disponíveis hoje que visam perda de peso rápida principalmente. Mas, saiba o fundamento de qualquer uma dessas para ver se realmente é algo válido para seguir. Uma dessas dietas divulgadas é a dieta da USP que foi uma dieta que fez muito sucesso nos anos 90 e que volta agora como uma alternativa de perda de peso rápida.
Esta dieta da USP promete emagrecimento rápido principalmente por ser composta basicamente de ovo, presunto e café. Esta dieta, segundo seu principio deve ser seguida por 15 dias somente, já que é bem restritiva quanto ao seu cardápio. Também se a pessoa continuar com a dieta por mais 15 dias pode ter complicações cardíacas e ter alguns efeitos colaterais desagradáveis como: alterações no sono, cefaleia, mau hálito, estresse físico e mental, complicações renais, fraqueza muscular e, se continuar por mais tempo, risco de engordar tudo de novo.
Se o objetivo for diminuir peso de forma rápida a dieta pode ser válida. Embora tenha o nome de Dieta da USP esta dieta não tem nada a ver com a Universidade de São Paulo. Ela segue o mesmo princípio da Dieta de Dukan que prioriza o consumo de basicamente proteínas e a eliminação total de carboidratos, até mesmo aqueles presentes em frutas e legumes. A dieta funciona a princípio não só por queimar gordura como também a massa magra (músculos) e eliminar mais líquidos, o que pode resultar em peso a menos, mas que para o organismo não é bom. A falta de carboidratos por um lado queima a gordura existente no corpo, inclusive a massa magra e músculos. O efeito de desinchar desta dieta é ilusório, pois significa mais uma perda de água e não significa necessariamente que o indivíduo perdeu gordura corporal. Por isso, esta é uma dieta para curtíssimo prazo e para reduzir mesmo peso e ter mais saúde o segredo mesmo é reeducação alimentar e exercícios físicos.