Catapora

Dicas e informações sobre a doença catapora

catapora

A maioria das pessoas teve catapora na infância e não deve se lembrar de bem de como é, mas e uma doença um tanto comum entre as crianças e raramente em uma idade mais avançada.

A catapora também chamada de Varicela é uma doença causada pelo vírus Varicela-Zóster que é altamente contagiosa, comum na infância. Embora com a vacinação, a catapora pode ocorrer, mas de maneira suave. Uma vez adquirido o vírus a pessoa fica imune, mas fica no organismo com o vírus podendo em algumas pessoas desenvolver a doença conhecida como herpes-zóster ou popularmente chamada de cobreiro.

Entre os sintomas da doença está a febre alta entre 37,5° e 39,5°, dor de cabeça, mal estar e cansaço. Depois de 24 a 48 horas dos primeiros sintomas surgem às lesões de pele que são avermelhadas e depois surgem pequenas bolas ou vesículas cheias de líquido dentro, depois, se formas crostas que provocam muita coceira.

O contágio da catapora acontece por contato direto através da saliva, secreções respiratórias ou por contato com o líquido do interior das bolhas. O período de incubação dura em média 15 dias e a recuperação demora de sete a dez dias depois do aparecimento dos sintomas.

Para as crianças muito pequenas a catapora é muito dolorosa e incômoda, principalmente quando as bolhas viram crostas e coçam muito por isso existem formas de aliviar um pouco esta coceira. Primeiramente corte as unhas de criança, para que ela não coce e acabe se ferindo ainda mais. Para aliviar o sintoma, dissolva no banho da criança o permanganato de potássio em cinco litros de água. O cheiro não é agradável, mas ajuda muito no alívio da coceira. Após o banho, com o corpo bem sequinho, aplicar pomada de neomicina principalmente nas lesões mais inflamadas. É importante não arrancar as crostas e nem abrir as lesões. Deixar para as cristas caírem por si. Deve-se sempre buscar uma orientação médica para tratar a doença do início ao fim.

Veja Mais:  Dicas de como usar chapinha

Mais Dicas Femininas 2018

Veja Mais:  Minilipo - Preço, Antes e Depois


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *