Conjuntivite – O que é, Tratamento

O que é e qual o melhor tratamento de conjuntivite

conjuntivite

De tempos em tempos surgem algumas doenças contagiosas que acometem as pessoas, é o caso da conjuntivite que é uma doença altamente contagiosa devido sua fácil transmissão.

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva (como diz o nome) e a conjuntiva é a membrana que cobre a região branca dos olhos, ou seja, boa parte dele. Esta irritação provoca a dilatação dos vãos sanguíneos da região o que acaba causando uma vermelhidão nos olhos, inchaço das pálpebras, coceira e lacrimejamento.

A conjuntivite que tem caráter altamente contagioso tem como causas alérgicas ou um agente infeccioso ou irritante e pode acometer um ou os dois olhos. A conjuntivite é apenas contagiosa quando é de origem infecciosa e que dura cerca de 3 dias quando é feito o tratamento e 15 dias na ausência deles. No caso de alergias ou causada por agentes irritantes, a conjuntivite é tratada apenas com o afastamento do agente irritante. A presença ou não de secreção será um dos fatores que indicará o tipo de conjuntivite que o individuo adquiriu. Por exemplo, a conjuntivite viral os olhos ficam mais lacrimejantes e a secreção é mais clara; já a conjuntivite bacteriana, o lacrimejamento não é frequente e sim uma secreção com pus e a visão fica inalterada.

Quanto ao tratamento, é necessário consultar um oftalmologista que dependendo do tipo de conjuntivite pode indicar desde compressas nos olhos com água fria para eliminar os sintomas, colírios à base de cloreto de sódio, produtos antibióticos. Também pode indicar remédios à base de antibióticos em caso da conjuntivite infecciosa e anti-histamínicos para as conjuntivites irritantes ou alérgicas.

Veja Mais:  Como manter o Bronzeado por mais tempo

Há ainda formas de prevenir a transmissão da doença, como lavar a mão com frequência e evitar também, no caso de estar apenas com um olho infeccionado, infecionar o outro olho sadio assim como a transmissão para outras pessoas. Mas, não use nada antes de conversar antes com seu médico.

Mais Dicas Femininas 2018

Veja Mais:  IPVA 2018 RJ - Valor, Vencimento


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *