Truques essenciais para quem passou dos 50 anos

Truques e dicas essenciais para quem já passou dos 50 anos

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Truques essenciais para quem passou dos 50 anos, é considerada a fase da maturidade. Aos 50 anos, normalmente, a vida esta mais estabilizada e a maioria das mulheres sabe o que precisa para viver bem. Seu corpo já apresenta um padrão, e você vive em paz com a balança ou em constantes dietas para emagrecer e manter seu peso, o que nesta fase é ainda mais difícil.

É comum algumas mulheres se descuidarem da própria vida para se dedicar aos filhos, ao marido e à família. Porém, é possível reverter essa situação, embora possa ser mais difícil. É possível emagrecer e voltar a ter um corpo bonito e bem condicionado, basta uma alimentação adequada e uma rotina de atividades físicas.

Durante os 50, o corpo feminino passa por importantes transformações, o metabolismo está mais lento e você queima menos calorias. Ao mesmo tempo, as oscilações dos níveis de serotonina deixam o humor instável e trazem junto vontades avassaladoras de carboidratos e açúcares. E, para completar, a partir dos 45 anos a menopausa deve estar chegando, e com isso você deve ganhar gordura na região do abdômen, diminuição do estrógeno e outras alterações, podendo ser necessário a reposição hormonal, que deve ser indicada e orientada por um médico.

Uma das melhores decisões que a mulher de 50 anos pode tomar em favor de sua própria saúde é iniciar uma atividade física. Especialmente a musculação, que tem como foco ganhar massa muscular, o que lhe garante um bom condicionamento físico. Além de prevenir a osteoporose e trazer benefícios também para a sua forma física pois, aliada a uma dieta balanceada, pode promover o seu emagrecimento gradual e definitivo. É importante perceber que mais massa muscular garante não apenas maior queima de calorias, mas também a força e flexibilidade necessária para manter uma vida saudável e independente nos anos que seguem.

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Quanto à alimentação, a mulher com mais de 50 anos precisa de uma rotina com menor quantidade de calorias. Ao mesmo tempo, deve ter um cardápio rico em proteínas magras, vitaminas, minerais e carboidratos integrais em pouca quantidade. A linhaça e a soja ajudam a evitar os sintomas da pré-menopausa, alimentos probióticos auxiliam as funções intestinais e a absorção dos nutrientes. Procure alimentos funcionais e evite os industrializados, refrigerantes, doces e gorduras saturadas.

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