Mioma – Sintomas, Tratamento 2024

Sintomas e Melhor Tratamento de Miomas

mioma

É muito grande o número de mulheres que apresentam miomas. Muitas só ficam sabendo disso ocasionalmente, quando o médico levanta seu histórico, faz o exame ginecológico ou pede um ultrassom. Em geral, elas se assustam quando tomam conhecimento desse diagnóstico, porque imaginam que prenuncie a chegada de um tumor maligno. Não há motivo para tal preocupação. Miomas são tumores uterinos que nascem benignos e morrem benignos. Podem aparecer em vários locais do útero e variar de tamanho, provocar ou não sintomas e exigir acompanhamento clínico ou intervenção cirúrgica. Não se conhece exatamente a causa dos miomas. Sabe-se, porém, que ele é um tumor hormônio-dependente, que sua incidência diminui depois da menopausa e que responde bem ao tratamento. Técnicas terapêuticas modernas alcançam ótimos resultados com o mínimo de agressividade. Veja fotos de miomas e veja também os sintomas, tratamentos que você pode cuidar.

Mioma é um tumor sólido de tecido muscular e caráter benigno que acomete as mulheres principalmente na fase reprodutiva da vida, isto é, na fase em que menstruam e podem engravidar. É também nessa fase que os sintomas se manifestam, embora haja casos absolutamente assintomáticos.

Existe uma incidência muito grande de mulheres assintomáticas, que descobrem ser portadoras de mioma uterino quando procuram o ginecologista para uma consulta de rotina. A grande maioria dos miomas são assintomáticos.  Geralmente, o primeiro sintoma é o aumento do fluxo menstrual. Nos quadros de infertilidade, quando a mulher vai pesquisar a causa, a presença de um mioma uterino isoladamente explica 5% dos casos, portanto uma incidência muito baixa, e de 15% a 20% quando associado a outras entidades, como endometriose ou moléstia inflamatória pélvica aguda, por exemplo. Outro sintoma importante é o aumento do volume abdominal. Às vezes, mulheres magras parecem grávidas por causa do aumento do abdômen provocado pelo crescimento do mioma. Dor pélvica é mais um sintoma frequente. Além disso, a compressão do mioma sobre a bexiga pode confundir-se com os sintomas das infecções urinárias e, sobre o reto, provocar alterações do trato gastrintestinal. Há outros sintomas que devam ser mencionados. A dor é outro sintoma muito importante. Repito que numa proporção muito pequena o mioma pode causar infertilidade. Há casos em que, só depois de ter-se submetido sem sucesso ao tratamento para engravidar durante dois ou três anos, a mulher descobre ser portadora de um mioma que mesmo à distância interfere na cavidade endometrial, tornando-a inadequada para a gravidez.

Equipe Dicas Femininas Aqui você encontra muitas dicas feitas de mulher para mulher, nossa equipe de redação é composta por mulheres antenadas que trazem as melhores novidades do universo feminino em um conteúdo simples e de fácil compreensão para te deixar cada vez mais empoderada. O foco como o próprio nome do site sugere é de dicas para mulheres, porém alguma parte do conteúdo também pode servir para homens.
Deixe seu comentário