Dengue – sintomas, causas, como cuidar 2024

Causas, Sintomas e Como Cuidar da Dengue

A dengue é uma doença que acomete em muitos lugares no Brasil, mas que é mais comum em algumas cidades do Brasil. A dengue é um dos principais problemas de saúde pública que acomete não só o Brasil como outros lugares no mundo principalmente os países subdesenvolvidos. Quase todos os anos temos diversas notícias de pico da doença em alguma região do país.

dengue

No Brasil, a dengue tem como causa as condições socioambientais que favorecem a proliferação do Aedes aegypti, o transmissor da dengue. A causa da doença é um vírus que tem evolução benigna e cujo vírus se desenvolve principalmente nas regiões tropicais e subtropicais. A transmissão da dengue não acontece de uma pessoa para outra e sim através do mosquito que é o hospedeiro e a transmissão acontece através do mosquito e da seguinte maneira: a fêmea do mosquito deposita os seus ovos na água e os ovos ao saírem viram larvas que virem nesta água e depois se transforma em mosquitos adultos. A procriação do mosquito acontece de forma rápida e a evolução do mosquito de Maria até ele na forma adulta é muito rápida.

A dengue tem várias formas da doença, mas a forma mais grave é a dengue hemorrágica e cujos fatores de risco para esta forma de dengue incluem ter anticorpos da doença devido a uma infecção anterior, ter menos de 12 anos, ser mulher ou ter a pele branca, que são os fatores para ter esta doença.

Entre os sintomas da dengue no caso da hemorrágica são: erupções, pressão baixa, fígado aumentado, glândulas inchadas, pulsação fraca, garganta vermelha, olhos vermelhos. Para detectar este caso de dengue é necessário também realização de alguns exames como: testes de coagulação, eletrólitos, hematócitos, enzimas do fígado, contagem de plaquetas, testes serológicos, entre outros tipos de exame a critério médico.

Quanto ao tratamento da dengue no caso da hemorrágica é aconselhável procurar uma unidade médica, pois muitos casos serão necessários uma transfusão de sangue ou plaquetas, soro ou eletrólitos intravenosos para corrigir o desequilíbrio de eletrólitos; reidratação com soro e cuidados assistenciais. Por isso, procure sempre orientação médica.

Equipe Dicas Femininas Aqui você encontra muitas dicas feitas de mulher para mulher, nossa equipe de redação é composta por mulheres antenadas que trazem as melhores novidades do universo feminino em um conteúdo simples e de fácil compreensão para te deixar cada vez mais empoderada. O foco como o próprio nome do site sugere é de dicas para mulheres, porém alguma parte do conteúdo também pode servir para homens.
Deixe seu comentário