Como se Divorciar – Documentos

Documentos para se Divorciar

Decidir se divorciar não é fácil, e não é uma situação muito agradável, pelo menos não é o que a maioria dos casais espera que aconteça não é mesmo? Mas agora que aconteceu, o que fazer? Que documentos para se divorciar preciso ter em mãos? Quanto custa? Fiquem calmos, pois vamos esclarecer todas essas dúvidas!

como se divorciar Como se Divorciar   Documentos

Você deve estar pensando que além de ter que tomar essa decisão difícil, você terá que enfrentar um processo longo e complicado, certo? Errado! Na verdade, esse processo pode ser mais simples do que parece e a primeira coisa que você precisa ter em mente é que cada caso é um caso, é preciso levar em conta se o casal tem filhos e se eles são menores de idade, se existem bens partilhados, e se é consensual.

Caso seja consensual o processo de se divorciar é mais rápido e você vai precisar ter em mãos a certidão de casamento atualizada, a cópia dos documentos pessoais (RG, CPF e Certidão de nascimento), e se houverem filhos é necessário ter também os documentos pessoais deles.  Ainda nesse caso é possível que o divórcio seja feito de graça, após o cartório receber todos os documentos e a declaração da intenção de divórcio de ambas as partes, será elaborada uma escritura pública que atesta o divórcio do casal. Essa escritura custa entre quinhentos reais até dois mil reais, mas, se o casal não tiver o dinheiro necessário, eles podem se declarar pobres e assim ter acesso ao procedimento de graça. Mas vale lembrar que isso só pode ser feito se for um divórcio amigável, com ambas as partes de acordo.

No caso do divórcio não consensual, são necessários os mesmos documentos, e o processo de divórcio pode ser um pouco mais demorado, pois será preciso fazer uma citação ao cônjuge que não está de acordo, e para isso só é preciso indicar o endereço dele, no mais o processo é basicamente o mesmo, tudo será resolvido em uma audiência, como no primeiro caso.

Mais Dicas Femininas

Postado em: Casamento


Deixe um Comentário

Dicas Femininas - As melhores dicas para mulheres antenadas
- G+